Nem só de Toscana vive o turista que gosta de saborear bons vinhos e boa gastronomia. A região da Serra Gaúcha continua sendo um destino muito procurado por este perfil de turistas. O Vale dos Vinhedos, região próxima à Bento Gonçalves é o local certo para se encontrar estes ingredientes do turismo gastronômico, com sua variedade de vinícolas e restaurantes. Esta região é famosa pela produção de espumantes e vinhos e inclui os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves. O turista encontra por lá paisagens deslumbrantes e uma verdadeira viagem no tempo sobre a cultura dos imigrantes italianos e sua culinária regada ao bom vinho. A qualidade da bebida do Vale dos Vinhedos é tão esplêndida que a região recebeu a “Denominação de Origem” para os vinhos brasileiros.

Uvas na vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves (foto: divulgação)

Como chegar

De carro, o turista percorrerá 122 km (cerca de 2 horas) de Porto Alegre à Bento Gonçalves. Já de Gramado, a distância até Bento Gonçalves é de cerca de 120 km. A partir de Bento Gonçalves, existem vários caminhos para o Vale dos Vinhedos, porém o mais recomendados é pela ERS-444, também chamada de Estrada da Vindima.

 

O que fazer

Um café reforçado pela manhã irá preparar o estômago para as degustações de vinho ao longo do dia. A partir daí é só pegar a estrada em direção ao Vale dos Vinhedos e parar nas vinícolas de sua preferência, restaurantes e lojas. Faça um roteiro para aproveitar melhor seus dias na região, especialmente se quiser conhecer a produção vinícola, pois existem vários tipos de visitação. Destacamos algumas vinícolas da região, como Miolo e Casa Valduga e as vinícolas “boutique” como a Lídio Carraro, Almaúnica, Barcarola, além de pequenas cantinas familiares. Outras duas grandes vinícolas ficam fora do Vale dos Vinhedos : a Aurora e a Salton.

É possível se fazer degustações em todas elas e algumas possuem visitas guiadas pelas cavas de vinhos, onde é possível conhecer o processo da produção da uva até o engarrafamento e maturação da bebida. A Salton, Miolo e Casa Valduga disponibilizam cursos de degustação, nos quais transmitem informações sobre a coloração, aromas e ensinam como identificar os diferentes tipos de uva.

Além das vinícolas, merecem destaque a Queijaria Valbrenta, onde é possível se conhecer a produção de queijos, a Couros Valleh, com suas roupas e acessórios em couros e as delícias da Casa Madeira e da Itallini Biscotteria.

Boa Viagem !!

Ads