O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa que é considerada também como uma forma de meditação em movimento. A sua orientação é vencer o movimento por meio da quietude, a dureza pela suavidade e o rápido por meio do lento.

Ela é muito recomendada para pessoas da terceira idade, especialmente para quem busca equilíbrio corporal, força muscular e coordenação motora. Seus pequenos movimentos lentos e controlados são muito úteis para auxiliar no combate àquelas leves perdas de memória, podendo prevenir o Alzheimer.

Além dos benefícios já mencionados, o Tai Chi Chuan aumenta a vitalidade e a energia dos seus praticantes, aumenta a concentração, diminui a tensão muscular, melhora a flexibilidade das articulações, alivia o estresse e combate a depressão, equilibra as emoções, estimula o convívio social e o sistema nervoso e imunológico.  A saúde do coração também pode ser melhorada com esta prática, bem como as dores provocadas pelas artrites e artroses.

Qualquer pessoa pode praticar esta arte marcial, de preferência ao ar livre e com regularidade. É possível praticá-la sozinho ou com orientação de um profissional com aulas em grupo. A recomendação é que se utilize calçados macios e roupas confortáveis, que não atrapalhem a realização dos movimentos.

Ads