Muito se fala da importância de se praticar exercícios físicos e, na maturidade torna-se imprescindível, pois proporciona uma melhor qualidade de vida e aumenta a longevidade. O esporte também previne algumas doenças como diabetes, colesterol, hipertensão, osteoporose, derrames e varizes;  fortalece os músculos e  melhora a flexibilidade e o condicionamento físico. A prática de exercícios pode aumentar a expectativa de vida de um idoso e pode reduzir em até 40% o risco de morte. Além de tudo isso, o esporte evita a ansiedade e a depressão, promovendo a integração com outras pessoas.

É importante  manter uma regularidade na prática de exercícios e procurar os de intensidade moderada, respeitando os limites de cada um. Também é aconselhável  consultar um profissional para direcionar as atividades e orientar alongamentos e aquecimentos antes de qualquer atividade física para lesões e problemas

Melhores esportes para terceira idade

Yoga e Pilates – Proporcionam equilíbrio e flexibilidade, melhorando assim, a postura corporal e o alívio de dores e do estresse.

 Musculação – a importância de se praticar este tipo de exercício está na repetição e não no peso, pois assim é possível fortalecer os músculos, melhorar a respiração e a circulação.

 Caminhada ou corrida (30 minutos por dia) – desenvolvem o equilíbrio e a coordenação motora, fortalecem os músculos e auxiliam no combate aos problemas do coração e da respiração.

 Natação e hidroginástica – protegem as articulações, ajudam na circulação sanguínea e auxiliam no tratamento de doenças como artrite e osteoporose

 Bicicleta – fortalece os músculos do quadril e pernas e trabalha o equilíbrio e a respiração.

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